Ilson Rosique Filho - Doctoralia.com.br
Nosso Horário: 7:00 às 18:00 / Seg-Sex
Fale Conosco: (62) 9985-8109

PRECISO SUSPENDER O USO DE REMÉDIOS ANTES DA MINHA CIRURGIA PLÁSTICA?

A realização de uma cirurgia plástica é o sonhe de consumo de muitas mulheres e, por que não, até mesmo homens. Na sua maioria, a Cirurgia Plástica é realizada para fins estéticos e em outros casos para reparar alguma deformidade, ou seja, cirurgia reparadora.

Os cuidados pré-operatórios são de extrema importância para realização de qualquer cirurgia, inclusive para Cirurgia Plástica. Porém, muitas pacientes ficam em dúvida sobre parar ou não de usar medicamentos regulares. Nessa matéria iremos esclarecer essa dúvida. Vamos lá!

No que diz respeito aos medicamentos de uso regular, antes de qualquer cirurgia plástica, a paciente deve relatar a seu cirurgião plástico quais remédios está tomando. Isso é muito importante falar para saber da possibilidade de suspender ou substituir seu uso se isto for preciso.

No pré-operatório, por no mínimo 15 dias antes da cirurgia deve-se parar de ingerir medicamentos derivados de Ácido Acetilsalicílico (Aspirina e Melhoral, por exemplo). Pois prejudicam a coagulação e favorecem o aparecimento de hematomas após a cirurgia.

Não usar nenhum tipo de anticoagulante e nem medicamentos à base de vasodilatadores e ervas (como Ginkco Biloba), pois esse tipo de substância aumenta a circulação do sangue e assim quando feito o corte vai aumentar o volume e frequência do sangramento, dificultando o fechamento e cicatrização.

O uso de anticoncepcionais hormonais (pílula e adesivo) também é perigoso nos dias que antecedem a cirurgia. O anticoncepcional aumenta o risco de trombose em cirurgias com anestesias Reridural, Ráqui ou Geral.

Todo e qualquer tipo de medicamento para emagrecer deve ser parado de tomar pelo menos 15 dias antes do procedimento, inclusive os diuréticos. Dipirona, Paracetamol e Ibuprofeno devem ser questionados com seu médico cirurgião, anti-inflamatórios em geral devem ser evitados.

Para evitar complicações o aconselhável é seguir todas as recomendações dadas pelo seu Cirurgião! O diálogo médico paciente é muito importante para diminuir os riscos e garantir um bom procedimento com um resultado esperado. Para tirar suas dúvidas, com seu cirurgião. Uma ótima oportunidade para isso é durante a consulta Pré-Operatória.